builderall

 

Como Evitar que a sua Empresa Afunde

ou que você comece errado?

 

Empresa com dificuldade financeira

 

 

Conheça alguns itens que precisam ser avaliados com muita atenção para que você possa ter uma empresa saudável e com lucro previsível.

 

A Empresa foi aberta por Necessidade

Na maioria dos casos em que uma empresa é iniciada pela necessidade ?no desespero? já começa do jeito errado.

Infelizmente, a necessidade faz com deixemos de planejar as coisas, nos deixa cego diante de tantos pontos importantes para a abertura de uma empresa.

Principalmente, quando a empresa é a única fonte de renda da família, pois o empreendedor muitas vezes precisa pagar as contas da empresa e da casa. O que torna as coisas mais difíceis ainda, sendo que uma empresa leva um tempo para apresentar lucros.

Então, antes de abrir um negócio é importante colocar na ponta do lápis todos as despesas e investimentos da empresa, e sem dúvida alguma ter uma reserva de pelo menos 6 meses para o capital de giro. Não deixe de seguir esse passo!

Não corra o risco de abrir sua empresa sem essa reserva, pois se as coisas não derem certo, além de não ter o sustento da família, você não conseguirá fechar a empresa. Você não quer que o seu sonho se torne um pesadelo, certo?

 

Falta de Planejamento

A falta de planejamento tem sido o fator principal para o fechamento das empresas, perceba que quando uma empresa começa errado, desencadeia um efeito dominó.

As preocupações com as contas que não param de chegar impede que você desenvolva as atividades que tinha como objetivo.

Antes de abrir uma empresa, é necessário fazer:

 ? O Planejamento Estratégico com a Missão, a Visão e os Valores da Empresa;

 ? Identificar a Ideia Central do Negócio;

 ? Definir Metas;

 ? Ter clareza do Objetivo;

 ? Estudar a Viabilidade;

 ? O Controle Financeiro;

 ? As Estratégias de Marketing;

 ? O Planejamento Tributário e Contábil.

Afinal, para se abrir uma empresa no Brasil e mantê-la de portas abertas, realmente tem que ser um herói e sobreviver aos altos impostos é um dos maiores desafios.

 

Nunca trabalhou no Ramo de Atividade da Empresa

Tudo na vida tende a dar certo, quando temos experiência em determinada área. E isso também acontece com as empresas.

Se você já trabalhou por exemplo como padeiro e decide abrir uma padaria, a probabilidade de dar certo é muito maior, do que aquele que não entende nada do ramo de atuação da empresa.

Pois são tantas coisas envolvidas, tantos detalhes, que quem já possui experiência tende a tirar de letra e sair na frente.

No entanto, não basta pensar somente no produto em si, tem que pensar na empresa como um todo. Uma empresa é composta por muitas partes e todas elas têm a sua importância.

Se você entender muito do negócio, mas não entender de finanças ou gestão você pode buscar um profissional que entenda. Ou mesmo se dedicar um pouco em cursos curtos e aprender sobre gestão empresarial. Porém será de grande valia conhecer profundamente e gostar do ramo que você irá entrar.

Eu mesma passei por esta experiência. Uma amiga minha convidou para abrir um salão de beleza, eu odeio ir em salão de beleza, então eu mais fugia do que ia lá. O conhecimento em Gestão ajudou, claro, mas não tinha aquela paixão, como tenho fazendo o que faço.

Então para você escolher e decidir seguir em algo que tem grandes chances de dar certo precisa pensar nestes três pontos: Algo que Você Ame e Seja bom ou excelente, Que As pessoas precisem, ou seja, resolve um problema delas e Algo que as pessoas estejam dispostas a pagar.

Sua empresa na palma da sua mão

Por exemplo, eu amo jogar futebol, e até acredito que no passado jogava bem, agora a idade está pesando. Futebol feminino até que está começando a crescer e as pessoas gostam de futebol, mas ninguém está afim, por enquanto de pagar para eu jogar e mesmo quando fui chamada para jogar por um time campeão aqui de São José dos Campos, iriam me pagar R$ 1200,00 por mês para me dedicar o dia todo nisso. Então, embora amasse, vi que não ia me sustentar. Doeu, doeu desistir, mas foi o mais sensato.

 

Começou a Empresa fazendo Empréstimos

Se você começou a sua empresa fazendo empréstimo, está aí um grande erro.

Imagina você iniciando um empreendimento que nos primeiros 6 meses tende a não apresentar retorno financeiro considerável, pagando as contas de casa, da empresa e o Empréstimo.

Em outras palavras, percebe que é um ?tiro no pé?. Se a empresa não der certo, você terá que pagar o empréstimo, que na maioria das vezes, possui juros altíssimos.

Então antes de abrir uma empresa, se programe muito bem financeiramente e deixe uma reserva para isso, vai com calma, pois a direção é mais importante do que a velocidade.

 

Não Investe em Formação

São gigantes os desafios na vida de um empresário, você já sentou e refletiu sobre tudo que envolve uma empresa?

Se não, vou listar aqui para que você tenha uma ideia da dimensão, pois no Brasil, as pessoas tendem a "empurrar com a barriga", e quando veem estão em um beco sem saída. Desanimados e sem saber como sair desta situação.

Analise comigo, tudo que você empresário precisa lidar para que sua empresa não feche:

 ? Impostos, Custos, Despesas e Juros;

 ? Vendas, Demanda, Clientes e Concorrência;

 ? Problemas Financeiros, Inadimplência, Falta de Linhas de Crédito, e Capital de Giro;

 ? Gestão Administrativa e Contábil;

 ? Logística e Produção;

 ? Mão de Obra dos Funcionários;

 ? Economia do País;

 ? Localização...

Isso sem falar nos problemas pessoais, como doença e falta de apoio por parte dos familiares.

E para que se possa lidar da melhor maneira possível com todos os itens, o melhor a se fazer é buscar Conhecimento. Pois o conhecimento é a base de tudo, com ele você será capaz de driblar todos os obstáculos.

 

Falta de Acompanhamento das Receitas e Despesas

Um empresário que não acompanha suas receitas e despesas está pedindo para que sua empresa feche. Me desculpe a sinceridade, mas estou aqui para lhe orientar a seguir o melhor caminho.

E o caminho é esse, comece pelo controle das suas receitas e despesas, tenha um fluxo de caixa. Só assim, você saberá analisar a empresa, como um todo. Saberá onde pode economizar e onde pode investir. Quanto dinheiro você realmente tem.

Um dos maiores erros dos empresários é não separar o dinheiro da empresa do dinheiro pessoal. As contas se misturam e esse é o primeiro passo para o descontrole. Seja organizado.

O empresário precisa controlar a entrada e a saída do dinheiro na empresa. Para isso, será necessário ter conhecimento sobre diferentes pontos, como por exemplo: Regime de competência, regime de caixa, receitas, despesas, custos, lucro, prejuízo, DRE e etc. Esses dentre outros termos farão parte da rotina de um empresário. Esteja preparado e não seja surpreendido.

 

Não faz Orçamento Anual

O Orçamento Anual é um planejamento sobre uma previsão do que irá entrar e sair da sua empresa. Ao mesmo tempo é também um guia para você e sua equipe seguir na empresa.

É por meio de um Orçamento Anual que se estabelece metas, dando assim, uma visão clara de onde a empresa quer chegar.

Vale ressaltar a importância de dedicar parte do orçamento pensando em uma crise, assim estará prevenindo um endividamento, caso ocorra possíveis problemas financeiros.

 

Não Possui Sistema de Gestão Financeira

Existem várias maneiras de se fazer o controle financeiro, como o uso de planilhas ou livros caixa. Entretanto, essa prática é passível de erros e leva mais tempo para ser executada.

O ideal é apostar em um sistema de controle financeiro que faça essa gestão de uma forma automatizada e descomplicada. Principalmente os sistemas online que podem ser acessados de qualquer lugar, sem a necessidade de instalação de sistemas ou configurações específicas.

Um Sistema de Gestão Financeira, simplifica a vida de um empresário trazendo mais agilidade e praticidade neste processo, além de otimizar os recursos da empresa.

Cuidar das finanças deve ser uma prioridade, pois ela é vital para a sobrevivência de uma empresa.

Uma boa opção para quem não tem tempo de se dedicar às finanças da empresa, é terceirizar este serviço, pois algumas empresas, fazem o controle financeiro eletronicamente, emissão de notas fiscais online, bem como diversas outras facilidades.

E se você é especialista no seu negócio, mas tem dificuldades com a Área Financeira, clique AQUI e Terceirize o financeiro da sua empresa com o Gerente Financeiro Online, e tenha uma Gestão Financeira de Forma Segura e Eficiente com: Diagnóstico Financeiro, Orçamento Mensal, Gestão do Fluxo de Caixa, Agendamento no Banco, Conciliação Bancária, Relatório de Prestação de Contas.

Mas depois de visitar o Site do Gerente Financeiro Online, não esqueça de retornar ao artigo e continuar a sua leitura, tem muita coisa boa ainda.

 

Não faz investimento em Marketing

No orçamento da sua empresa não pode faltar uma porcentagem destinada para o investimento em marketing, pois ele é um combustível na divulgação da sua empresa. Pois se você quer vender, precisa investir em Marketing.

De que adiantaria oferecer serviços ou produtos, se as pessoas não souberem o que você está fazendo, como irão comprar de você? Como irão saber da sua existência?

Quando há pouco investimento em Marketing, a sua empresa também pode ter dificuldades para atingir os objetivos.

Trata-se de uma área também muito extensa, se tiver dificuldades busque ajuda de Especialistas.

Inclusive uma boa saída, é o marketing digital, onde o custo benefício é muito vantajoso.

Como diria Henri Ford ?Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda?. A propaganda é a alma do negócio.

 

Acredita que a Empresa tenha que bancar o seu estilo de vida, mesmo que isso dependa da Sobrevivência dela.

Imagine o exemplo de um empresário que possui uma distribuidora, onde os caminhões estão precisando de reparos, onde os entregadores ficam com o caminhão parado no meio de uma entrega pela falta de manutenção.

E este empresário possui um carro do ano que vale mais de cem mil reais. 

Percebe a falta de coerência deste empresário? Pois está sacrificando a sua empresa para manter o seu estilo de vida.

Se esquece que a empresa que mantem as regalias, e quando sua empresa não existir mais, infelizmente, esse estilo de vida também não existirá.

Então valorize sua empresa, invista, sempre que possível. Como eu costumo dizer, não mate a galinha dos ovos de ouro.

 

Conclusão

Como já mencionei anteriormente, mas acho válido reforçar, ser empresário no Brasil é um grande desafio, não é para qualquer um, precisa ser herói e ter uma boa dose de determinação para trabalhar em prol de um sonho.

Por isso, é preciso adquirir conhecimentos e se dedicar a questões essenciais para a lucratividade da empresa, que em muitas vezes, não se relacionam somente com suas habilidades profissionais.

Pensando nisso, decidi compartilhar com você empresário, tudo o que é preciso para se ter uma empresa lucrativa e organizada. Desenvolvi uma verdadeira escola para empresários, em um único lugar.

Não é à toa que esta área chama-se Heróis, pois vale mais que uma vida.

Heróis é uma área de membros que entrega conteúdos essenciais liberados mensalmente para auxiliar empresários a organizar e gerenciar uma empresa de forma segura e lucrativa.

Abertura da empresa, Legislação, Contratação dos Funcionários Certos, Implantação de Sistemas, Marketing Digital, Mapeamento de Processos, Modelos de Documentos, Melhores Sistemas de Gestão e muito mais, para fazer Qualquer pequena Empresa parecer uma Multinacional.

Quer ser um Herói e ter um Negócio Lucrativo?

Então clique AQUI e conheça a sua escola para empresários.